4 Dicas para fazer seu Business Intelligence do jeito certo

Business Intelligence na logistica

Business intelligence na logística é uma forma de agregar mais valor ao seu trabalho por meio da compilação de dados e a análise estratégica deles.

Afinal de contas, você deve saber o quanto de informação cada minuto na sua empresa é capaz de gerar. E o business intelligence (ou BI) permite, justamente, a aproximação com esses dados e a utilização estratégica deles para obter insights e diagnósticos precisos.

Mas como isso funciona no setor da logística, especificamente? Siga com esta leitura para descobrir!

O que é Business Intelligence?

Com o uso associado de tecnologias, métodos e ferramentas, o Business Intelligence se torna um aliado fundamental para o seu negócio.

Pois ele traz vantagens múltiplas por meio de uma visualização completa sobre o que está acontecendo via coleta de dados. Assim, fica mais fácil entender o que está funcionando, em suas estratégias, e o que deve ser replanejado para gerar resultados de impacto.

O Business Intelligence aplicado na logística

No contexto da logística, especificamente, podemos contar com o BI para promover a elaboração de relatórios e análises com foco, estratégia e agilidade.

Assim, você ou tem mais base para uma tomada de decisão rápida e assertiva, gerando vantagem competitiva e o aumento da receita para a sua empresa. E o melhor: com redução de custos, já que você pode aprender, continuamente, com o Business Intelligence na logística. 

Como funciona o Business Intelligence na logística?

Esse tipo de solução pode ser aplicado por meio da otimização de rotas e cargas a partir da análise das últimas performances dos veículos.

Além disso, o BI (ou inteligência de negócio) reduz significativamente o tempo gasto com o cruzamento e a coleta de informações (já que, uma vez programado, ele faz isso automaticamente). 

Fica mais fácil, também, elaborar e monitorar as métricas mais relevantes para atingir os seus objetivos. O que se converte em agilidade no desenvolvimento de estratégias para melhorar o desempenho do seu negócio. 

Quais são os benefícios de investir nessa tecnologia?

No geral, você pode observar os seguintes benefícios:

  • redução de custos;
  • aumento de produtividade;
  • mais controle sobre o que acontece na sua empresa;
  • agilidade e precisão na tomada de decisão;
  • melhora gradual em performance e resultados.

Como fazer Business Intelligence na logística?

A seguir, vamos entender como você pode fazer uso dessa tecnologia e de ferramentas associadas a boas práticas para que o seu negócio prospere por meio da inteligência de dados.

Confira, e descubra quais são os pilares do Business Intelligence dentro da rotina da sua empresa!

Foco Na Simplicidade

O problema mais comum (e talvez o maior deles) que um gestor enfrenta na implantação de uma solução de business intelligence é a complexidade em torno de uma simples pergunta: qual informação você precisa para a tomada de decisão? 

Muitos gestores não sabem, exatamente, o que precisam. E, assim, criam diversos indicadores complexos, de difícil mensuração ou praticamente impossíveis de serem encontrados e/ou monitorados na organização. 

O desejo de ter o mundo ideal e não aceitar as possibilidades reais da empresa gera muitos outros problemas que não precisariam existir. Isso, é claro, se todos compreendessem o que precisam para gerir a organização.

Ao fazer BI na logística, aí vai uma dica: pense simples e mantenha sempre o foco na objetividade. 

Um sistema com poucos indicadores, mas realmente importantes e atualizados, vai dar muito mais resultado do que uma ferramenta que acompanha centenas de indicadores e que deixou de ser usada pois os dados nunca estão disponíveis.

Encontre Um Parceiro Que Conhece o Seu Negócio

Soluções e empresas que oferecem ferramentas de business intelligence existem aos montes. Mas quantas dessas empresas entendem do seu negócio? 

Quantas sabem explicar o que sua empresa faz e o que ela precisa? 

Pense nisso ao escolher seu fornecedor. Encontre um parceiro que sabe o que você faz e que ajuda a você a escolher os melhores indicadores para atingir os seus objetivos gradativamente.

Identifique Custos Que Possam Ser Reduzidos

O investimento feito para a execução de um projeto de BI pode ser rapidamente recuperado quando os gestores conseguem identificar pontos de redução de custos nas empresas. 

O uso dos indicadores adequados permitem à empresa a identificação de diversas oportunidades de redução de custos. Por exemplo: analisando e melhorando seus estoques com vistas à sua redução ou ainda analisando sua operação e/ou equipamentos.

Pense Na Disponibilidade Da Informação

Parece estranho dizer isso, mas acontece: diversos sistemas de BI são perfeitos para desktops e notebooks. Mas o gerente da sua área pode se encontrar com o executivo da sua empresa, no aeroporto, e perguntar sobre os números da sua área. 

É importante que a informação esteja com ele sempre que precisar consultá-la. Então, pense em ferramentas mobile para serem acessadas do smartphone ou tablet corporativo.

Um outro bom exemplo pode ser visto com base na experiência de um de nossos clientes: ele disponibilizou seus principais indicadores operacionais em televisores colocados em pontos estratégicos da empresa. 

Assim, todos sabem — o tempo todo — exatamente o que está acontecendo de maneira simples, objetiva, funcional e transparente.

Conclusão

Em resumo, o Business Intelligence na logística funciona assim: com muito foco na simplicidade, a ciência para descobrir como pagar seu projeto com informação, a acessibilidade do projeto e na escolha de um parceiro que entenda do seu negócio.

Isso tudo, com o uso estratégico de soluções que permitem um alinhamento preciso sobre a coleta de dados e o cruzamento de informações para que suas tomadas de decisão ocorram com rapidez e eficácia.

Com o tempo, você vai perceber como a sua empresa vai se tornar menos pautada por instintos e palpites, e mais baseada em dados e certezas. Como mostramos aqui, isso é possível e tem um grande impacto no seu setor  e na sua empresa, consequentemente.

Quer saber como o BI pode ajudar sua empresa? Precisa de ajuda para criar seu dashboard? Fale conosco agora!