4 Dicas para fazer seu Business Intelligence do jeito certo

03/27/2017
Log.One Tecnlogia

O Business Intelligence (BI) é hoje uma das questões de maior destaque no mundo corporativo. Todos querem a informação para tomar suas decisões o mais corretamente possível. Mas, um projeto de BI, assim como qualquer outro projeto ligado a TI, precisa de planejamento, metodologia, pessoas e tecnologia. Se um desses pilares não estiver bem fixado, todo o projeto entra em colapso. Neste artigo vou passar algumas dicas essenciais para que seu projeto de BI seja bem sucedido.

Foco na simplicidade

O mais comum e maior problema enfrentado para a implantação de uma solução de business intelligence é a complexidade que criamos em torno de uma simples pergunta: qual informação você precisa para a tomada de decisão? Muitos gestores não sabem exatamente o que precisam e criam diversos indicadores complexos, de difícil mensuração ou praticamente impossíveis de serem encontrados na organização. O desejo de se ter o mundo ideal e não aceitar as possibilidades reais da empresa gera muitos outros problemas que não precisariam existir se todos tivessem claramente o que precisam para gerir a organização.

Ao fazer seu BI pense simples e mantenha sempre o foco na simplicidade. Um sistema com poucos indicadores mas realmente importantes e atualizados vai dar muito mais resultado do que uma ferramenta que pisca a tela, com 300 indicadores e que deixou de ser usado pois os dados nunca estão disponíveis.

Encontre um parceiro que conhece do seu negócio

Soluções e empresas que oferecem ferramentas de business intelligence existem centenas. Mas quantas dessas empresas entendem do seu negócio? Quantas sabem explicar o que sua empresa faz e do que ela precisa? Então, pense nisso quando for escolher seu fornecedor. Encontre um parceiro que sabe o que você faz e que ajudar a você a escolher quais são os melhores indicares para o SEU CASO.

Identifique custos que possam ser reduzidos

O investimento feito para execução de um projeto de BI pode ser rapidamente recuperado quando os gestores conseguem identificar pontos de redução de custos nas empresas. O uso dos indicadores adequados permitirão a empresa identificar diversas oportunidades de redução de custos, como por exemplo, analisando e melhorando seus estoques com vistas à sua redução ou ainda analisando sua operação e/ou equipamentos.

Pense na disponibilidade da informação

Parece estranho este ponto, mas acontece: diversos sistemas de BI são perfeitos para desktops e notebooks. Mas o gerente da sua área pode se encontrar com o executivo da sua empresa no aeroporto e ser perguntado sobre os números da sua área. É importante que a informação esteja com ele sempre que precisar consultá-la. Então, pense em ferramentas mobile para serem acessadas do smartphone ou tablet corporativo.

Um outro bom exemplo pode ser visto num de nossos clientes: Ele disponibilizou seus principais indicadores operacionais em televisores colocados em pontos estratégicos da empresa. Assim, todos sabem – o tempo todo – exatamente o que está acontecendo.

Em resumo, é assim: mantenha o foco na simplicidade, descubra como pagar seu projeto com informação, pense na acessibilidade e escolha um parceiro que entende do seu negócio.

Quer saber como o BI pode ajudar sua empresa? Precisa de ajuda para criar seu dashboard? Fale conosco agora.

0
Connecting
Please wait...
Fale conosco

Deixe aqui sua mensagem. Responderemos o mais rapidamente possível.

Nome
* Email
* Sua mensagem
Login now

Need more help? Save time by starting your support request online.

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?