8 ideias para reduzir seu demurrage

03/15/2017
Log.One Tecnlogia

Considera-se “ demurrage“ ou “sobreestadia” a penalidade cobrada pelo contratante do navio ou container pelo  tempo em que ele permanecer além do estabelecido entre as partes.

Segundo estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, em 2012, as empresas brasileiras pagaram de “demurrage” o valor astronômico de US$ 1,7 bilhões. O estudo mostra ainda que os gastos com “demurrage” no Brasil chegam a 18,57% dos custos portuários.

Sabe-se que o grande problema para que tais números ocorram é a falta de infra-estrutura logística. Mas, algumas ações relativamente simples e viáveis do ponto de vista operacional podem ser tomadas com vistas a reduzir o valor pago em “demurrage” por sua empresa. A seguir listamos algumas idéias para ajudar você nesse trabalho:

  1. Crie um line-up viável – Garanta que seu plano de longo prazo foi testado contra as restrições do terminal. São muitos fatores que precisam ser levados em conta no planejamento de estada de navios: estadas previstas, disponibilidade de píer, produtividade e disponibilidade dos equipamentos, ordem de chegada de navios, estoque de produto, tábua de marés, luz do dia, dentre outras. Negligenciá-los fará com que seu line-up seja absolutamente irreal.
  1. Tenha ferramentas para gerir a mudança – Aceite que sua agenda pode ser alterada e tenha meios para gerir as mudanças. Alterações da ETA, falhas de equipamento, clima, dentre outros, podem resultar na necessidade de se refazer o line-up. Se o processo de re-escalonamento é muito trabalhoso, a sua capacidade para encontrar um novo line-up ótimo será prejudicada. Portanto, é importante possuir uma ferramenta de fácil uso.
  1. Avalie o impacto das mudanças – O line-up está sempre sujeito a mudanças, como por exemplo na atualização de ETAs. E essas mudanças podem oferecer oportunidades para atualizar seu line-up e, consequentemente, reduzir seu demurrage. O operador deve estar atento e avaliar cada alteração no seu cenário para redução de demurrage ou a maximização do dispatch.
  1. Compartilhe o line-up em tempo real – uma das principais vantagens de ter uma programação dinâmica eletrônica é que ele pode ser facilmente mantida e compartilhada, garantindo, assim, que todas as partes interessadas e os recursos estão alinhados. Estudos mostram que as pessoas envolvidas estão dispostas a usar o line-up como a base para a sua própria tomada de decisão. Como o planejamento da cadeia de suprimentos é cíclico, as decisões tomadas por todas as partes interessadas da cadeia irão, de alguma forma, impactar a operação do seu terminal.
  1. Pequenas mudanças, grandes resultados – Fazendo pequenas mudanças, por exemplo movendo um navio para um pouco mais cedo. Pode proporcionar consideráveis economias de custos.
  1. Reveja continuamente o seu desempenho – Compare o seu desempenho em relação a seus objetivos e aprenda com as revisões efetuadas. Ser capaz de avaliar o desempenho, sendo também capaz de encontrar o raciocínio por trás de suas decisões de planejamento é um meio valioso de promoção de melhorias contínuas.
  1. Desafie as cobranças de demurrage que você considera incorretos – Informação é tudo! Busque ferramentas para lhe auxiliar nos registros de operação e planejamento e que registram o histórico de tudo que acontece no seu terminal.
  1. Entenda o que impacta o seu line-up – Você deve entender claramente todas as variáveis do seu cenário, as consequências e sensibilidade que cada uma delas pode exercer na sua agenda. Se a sua ferramenta de line-up possui recurso de simulação, excelente! Esta é a forma mais eficaz de testar essas relações e identificar as ações que levarão seu terminal a um melhor desempenho.

Fonte: Evolução Do Custo Portuário Brasileiro  – Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. Top 10 Tips to Reduce Demurrage – Cirrus Logistics

0
Connecting
Please wait...
Fale conosco

Deixe aqui sua mensagem. Responderemos o mais rapidamente possível.

Nome
* Email
* Sua mensagem
Login now

Need more help? Save time by starting your support request online.

Your name
* Email
* Describe your issue
We're online!
Feedback

Help us help you better! Feel free to leave us any additional feedback.

How do you rate our support?