A logística associada ao transporte de granéis líquidos exige estratégias especializadas para garantir a eficiência, segurança e conformidade com regulamentações rigorosas ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
Se quiser entender mais sobre a logística por trás do transporte dessa categoria de carga, como armazenamento e manuseio, continue a leitura!
O que são granéis líquidos?
Os granéis líquidos são as cargas fluidas transportadas a granel, caracterizadas pela capacidade de fluir livremente e ocupar o formato do recipiente o qual está guardado.
Um dos principais exemplos de granel líquido é o petróleo bruto. Além dele, outros produtos que se encaixam nessa categoria são:
- óleos vegetais;
- óleos comestíveis;
- gases liquefeitos;
- álcool etílico;
- água potável;
- sucos.
Inclusive, é interessante ressaltar que as exportações de suco de laranja do Brasil somaram 543,8 mil toneladas e renderam U$ 1,3 bilhão de julho a dezembro de 2023, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Isso só mostra a importância que esses produtos e a logística de transporte a granel têm para a economia brasileira.
Além dos benefícios econômicos, o transporte dessas cargas desempenha um papel importante na sustentabilidade ambiental.
Isso porque, ao movimentar grandes volumes de líquidos de forma eficiente, o transporte a granel contribui para a redução do consumo de embalagens descartáveis, minimizando resíduos e promovendo práticas mais amigáveis ao meio ambiente.
Processo de transporte de granéis líquidos
Os granéis líquidos são transportados em tanques, contêineres ou navios-tanque adaptados para transportar grandes volumes desse tipo de carga.
A escolha por esses recipientes é, justamente, por serem projetados para assegurar a estabilidade das cargas durante o transporte, a fim de minimizar riscos de vazamentos ou derramamentos.
No geral, o processo de transporte envolve as seguintes etapas:
- armazenamento em instalações especializadas;
- carregamento em recipientes projetados para tal finalidade;
- preparação da carga para atender padrões de segurança e qualidade;
- embarque e monitoramento da carga durante o transporte;
- descarregamento e armazenamento local;
- distribuição.
Uma dica é contar com tecnologias na logística de transporte para otimizar cada uma dessas etapas no processo logístico, como sistemas de gerenciamento de armazém, automação para cargas e descargas, rastreamento e outros.
Todos esses recursos conseguem contribuir para aumentar a eficiência operacional e segurança das atividades.
Armazenamento de granéis líquidos
O armazenamento dessa categoria de carga requer instalações e práticas especializadas para assegurar a qualidade e eficiência no manuseio dessas substâncias líquidas.
Manuseio e segurança
O manuseio correto desse tipo de carga é vital para garantir a segurança dos trabalhadores, diminuir riscos e prevenir acidentes.
Assim como os processos de armazenamento, o manuseio demanda equipamentos específicos para assegurar a integridade da carga, como:
- bombas de transferência;
- mangueiras adequadas;
- válvulas específicas para controlar fluxos;
- medidor de fluxo.
Além de contar com essas ferramentas, é de suma importância oferecer o treinamento adequado para os operadores envolvidos no manuseio, o que inclui conhecimento sobre as propriedades das cargas, equipamentos utilizados e práticas de segurança.
Tecnologias e inovações no transporte de granéis líquidos
Como mencionamos anteriormente, contar com tecnologias nas logísticas de transporte é fundamental para alcançar maior eficiência e segurança nas operações. A mesma lógica se aplica para as cargas líquidas.
Neste sentido, alguns exemplos de tecnologias e inovações para a logística de transporte são:
- sistemas de monitoramento em tempo real;
- veículos autônomos;
- automação no agendamento de carga e descarga;
- tecnologias de rastreamento;
- sistemas de análise de dados;
- materiais inovadores;
- softwares integrados.
Entenda como a Log.One pode ajudar o seu negócio
Dentro da logística de transporte, contar com recursos tecnológicos pode contribuir significativamente para eficiência operacional e representar um diferencial competitivo no mercado.
A Log.One tem a solução mais completa para gestão de operações logísticas de granel e carga geral.
Saiba o que nosso software Log.One Terminal oferece:
Gestão de modais
O Terminal Log.One fornece assistência para os modais de transporte por estrada, ferrovia, água (barcaças) e fluxo contínuo.
A aplicação realiza o planejamento das operações de carga e descarga, priorizando tanto a quantidade quanto a qualidade dos produtos transportados.
Estoque e armazenagem
Nosso software também efetua a gestão do estoque físico e contábil de diversas unidades operacionais por meio do registro de movimentações e ajustes.
Além disso, fornece extratos detalhados de movimentação e saldos, possibilitando visualização gráfica das áreas de armazenagem.
Equipamentos e serviços
Para monitorar os equipamentos da planta, utilizamos um aplicativo que registra as horas de trabalho, paradas planejadas ou imprevistas para integrar com os sistemas de manutenção.
E tem mais, o Log.One Terminal realiza o controle das medições dos serviços portuários oferecidos pelo terminal, como armazenamento de carga e uso de berço, de maneira integrada e nativa.
Dashboard e portal
O painel da Log.One Terminal mostra de maneira organizada como está a planta atual, com detalhes sobre as chegadas e partidas dos diferentes meios de transporte, indicadores-chave de desempenho, histórico de relatórios, tempos reais e muito mais!
E, para que os clientes possam sempre acompanhar suas operações, fornecemos um ambiente online onde eles podem acessar relatórios específicos sobre suas atividades.
Conheça o software Log.One Terminal e conte com uma solução completa para commodities e carga geral!
Conclusão
Os granéis líquidos representam uma categoria diversificada de substâncias fluidas que são de suma importância para a economia global e nacional.
O transporte eficiente desse tipo de carga envolve soluções logísticas especializadas para garantir a integridade das substâncias transportadas, a segurança operacional e o cumprimento das regulamentações.
Além disso, o armazenamento adequado e o manuseio seguro são fundamentais para assegurar a qualidade do produto e evitar riscos associados a vazamentos ou derramamentos.
O que achou deste conteúdo? Aproveite o momento para aprender mais sobre logística de commodities!