Quando falamos em transformação digital, também podemos pensar no quanto a sociedade se adaptou por meio de possibilidades de inexistiam antes da chegada da internet. Por exemplo: antes da área digital, não havia meios de pesquisar como trabalhar com dropshipping.
Afinal de contas, a modalidade de trabalho não era possível (ou, ao menos, de maneira tão eficiente) com as ferramentas da época. Não à toa, esse modelo de negócios se popularizou, consolidou-se e hoje pode ser um diferencial e tanto para agregar diferenciais competitivos de respeito para a sua marca.
Confira, então, tudo o que você precisa saber para aprender como trabalhar com dropshipping!
O que é dropshipping?
Traduzindo literalmente, o termo dropshipping, em inglês, remete às palavras drop (largar) e shipping (remessa), cujo conceito é aplicado a uma modalidade de venda online sem que você necessite de um estoque próprio.
Portanto, a gestão de estoque é de responsabilidade de terceiros nesse processo, e você utiliza tecnologias e canais digitais, como um site, para servir de vitrine online para a exposição dessas soluções que estão armazenadas no estoque de outras pessoas/empresas.
Nesse caso, quem empreende tem o trabalho de intermediar todo o processo de venda entre os fornecedores e os clientes. Inclusive, uma vez finalizada a transação, o fornecedor é quem se responsabiliza pela entrega dos itens.
E você? Normalmente, tem o lucro por meio de uma porcentagem de comissão pela venda.
Dropshipping: Vantagens e desvantagens
Deve ter dado para perceber que a ausência de um estoque físico já permite a viabilização do dropshipping com mais facilidade, já que não envolve as complexidades desse tipo de gestão.
E, de fato, existem muitos pontos positivos a serem considerados antes de trabalhar com dropshipping, mas também focos de atençao. Falaremos sobre eles logo abaixo.
1. Vantagens
Após entendermos como funciona o dropshipping, você viu que existem vantagens evidentes nessa modalidade de negócio, mas vale a pena apontá-las, uma a uma, para que você realmente entenda se faz sentido para a sua operação comercial, confira:
- forma de empreender de forma simples e prática;
- você empreende exclusivamente em ambiente digital, tornando a viabilização da sua empresa muito prática e acessível;
- pouco investimento para trabalhar com dropshipping;
- estrutura nem um pouco complexa.
2. Desvantagens
Mas ao começar a aprender como trabalhar com dropshipping, talvez você se depaare com desafios que devem ser avaliados antes de iniciar seus trabalhos. Entenda, a seguir, quais são:
- baixa rentabilidade em curto e médio prazo;
- grande concorrência no dropshipping;
- você depende demais de terceiros.
Consideramos esse último ponto como um desafio porque qualquer problema entre o fornecedor e o cliente pode respingar em você, causando uma mancha também na reputação da sua empresa.
Inclusive, nesse sentido podem acontecer problemas como a negociação de itens que o seu fornecedor já não possui em estoque. E isso, também, é algo que não pode ocorrer porque prejudica demais a experiência de compra dos seus clientes.
O que é preciso para iniciar no dropshipping?
Se com tudo o que falamos até aqui ainda te cria expectativa para aprender como trabalhar com dropshipping, aproveite para dar uma conferida em como dar os primeiros passos rumo ao empreendorismo digital por meio desse flexível e prático modelo de negócios.
1. Defina o nicho em que vai atuar
Comece entendendo onde você pode empreender e em quais nichos uma oportunidade de negócios se revelou. Atenção para não ir cegamente aos segmentos mais concorridos, mas também evite nichos muito pouco explorados (a menos que seja, de fato, uma oportunidade ainda inexplorada no mercado).
Também é importante nortear precisamente seu ramo de atuação. Diversificar demais (e de menos) pode dificultar seu posicionamento de marca.
Saiba mais: aprenda tudo sobre eficiência logística
2. Encontre bons fornecedores
Fornecedores são os seus grandes parceiros, e você percebe isso assim que começa a se planejar a aprender como trabalhar com dropshipping.
Lembra-se dos desafios que citamos anteriormente? Tenha verdadeiros parceiros ao seu lado, pois é isso que vai facilitar toda a sua operação e favorecer a lucratividade de ambos.
3. Otimize o marketing digital
Um negócio 100% online tem muito a se beneficiar das ações de marketing digital. Afinal de contas. é onde o seu público-alvo vai procurar pelas soluções que você intermedia e, portanto, é o canal onde você deveria concentrar todos os seus esforços para gerar presença digital, atrair clientes e gerar relações sólidas e duradouras.
4. Analise a concorrência
Boa maneira para começar a trabalhar com marketing digital é analisando o que o mercado tem realizado e como a concorrência trabalha. Esse pode ser um meio efetivo de saber o que funciona, o que pode ser repensado e o que tem mais a ver com a sua empresa, especificamente, e que não funciona para outros competidores.
5. Faça uma reserva financeira
Não importa qual seja o seu negócio: uma boa reserva financeira é fundamental para a sustentabilidade da empresa — especialmente, nos seus primeiros meses de atividade.
Além disso, conte com profissionais qualificados para lidar com essa etapa se gestão financeira não for a sua área de interesse e expertise, pois a saúde de suas contas está intimamente relacionada com a longevidade da sua empresa.
Conte com a Log.One para soluções do seu negócio!
Agora que você já sabe como trabalhar com dropshipping, podemos indicar a plataforma da Log.One como alternativa para manter todo o controle do seu negócio em um só lugar.
Somos especialistas em soluções digitais para o ramo de logística e, certamente, podemos alinhar nossos produtos às necessidades e características do seu setor de atuação.
Quer saber mais a respeito? Clique aqui e conheça a Log.One!
Conclusão
Vimos, aqui, algumas dicas para aprender como trabalhar com dropshipping. Essa é uma modalidade prática de negócio, que não demanda muito investimento inicial e que já tem bastante competição.
Portanto, é um negócio que vale a pena ser investido, como qualquer outro. Desde que você tenha muito planejamento e as melhores soluções e parceiros ao seu redor.