Sistemas de controle de acesso: principais tipos e vantagens

Cada vez mais, várias áreas comerciais e empresariais procuram adotar procedimentos de segurança e optam por sistemas de controle de acesso. 

Mas como exatamente esses sistemas funcionam? E quais as vantagens que eles trazem? 

Dedicamos esse conteúdo para responder todas essas questões, explicar a fundo o que é controle de acesso e como a tecnologia desenvolveu esse mercado. 

Inclusive, dependendo do recinto, é preciso seguir os regulamentos de instituições sobre segurança de acesso para atendê-las de forma correta. 

Portanto, se você quiser evitar complicações e aumentar a segurança com controle eficiente, fique com a gente nesse conteúdo até o final. 

Vamos lá! 

O que são sistemas de controle de acesso?

Os sistemas de controle de acesso controlam o fluxo da entrada e saída de pessoas, veículos ou mercadorias. 

Vamos pensar assim. Um controle de acesso tradicional é feito manualmente por pessoas que observam esse mesmo fluxo para ter um controle básico. 

Com o avanço da tecnologia, os sistemas entram como softwares de gestão inteligente para otimizar e automatizar esse processo logístico

E tem mais, esse mercado de controle de acesso tende a crescer cada vez mais. Para ser mais específico, uma pesquisa do Mordor Intelligence mostrou que esse mercado deve atingir o valor de U$ 11,7 bilhões até o ano de 2026. 

Isso tudo com um crescimento da taxa de crescimento anual composta (CAGR) prevista em 7,38%.  

Dentro dos sistemas de controle de acesso, existem vários tipos que podem ser utilizados. Vamos falar sobre cada um a seguir. 

Os principais tipos de controle de acesso 

Toda inovação tecnológica até hoje trouxe demandas de atualização desses sistemas de controle de acesso para diversificar o mercado. 

Ou seja, não existe apenas um modelo de software, mas sim uma gama que permite maior adaptabilidade deles para cada ambiente específico. 

Portanto, são várias as soluções criadas para um controle eficiente de acesso e segurança das empresas. 

Veja abaixo as principais. 

1. Acesso por senha

O controle de acesso mais tradicional é com o uso da senha, que sempre esteve presente no meio físico em cadeados, por exemplo, mas que se digitalizou com o avanço tecnológico. 

Basicamente, a ideia da senha é unir a simplicidade e agilidade do acesso com a segurança mais baixa. 

Isso significa que qualquer pessoa com a senha escolhida pode acessar o local. Por um lado, é mais ágil. Por outro, a senha pode ser repassada a terceiros com mais facilidade também. 

2. Acesso por reconhecimento facial

Sistemas de controle de acesso: o que é, exemplos e vantagens

Acessar um ambiente por reconhecimento facial é mais uma maneira de controle utilizado no dia a dia. Geralmente, em condomínios, áreas residenciais e empresariais. 

Esse tipo oferece uma segurança mais alta por liberar o acesso somente ao identificar características únicas do rosto da pessoa como formato, distância dos olhos, o nariz, entre outros detalhes.

Além de que esse modelo de controle consegue deixar registrado visualmente a entrada e saída de pessoas. 

3. Acesso por cartão de proximidade

O acesso por cartão de proximidade é outro tipo de sistema de controle de acesso. Provavelmente, você já deve ter visto um em alguma empresa mais formal, que concede crachás e credenciais para os colaboradores. 

Assim, é possível delimitar e organizar o fluxo de entrada das pessoas no escritório ou instituição, por exemplo. 

4. Acesso por biometria

Um dos sistemas de controle de acesso mais seguros é o acesso por biometria. Isso porque a liberação ao lugar é feita pela identificação pessoal de cada pessoa, seja por digital ou reconhecimento facial. 

Embora seja um pouco mais lento que outros modelos ágeis, esse garante maior segurança por contar com autenticação a partir de características pessoais.

Qual o melhor sistema de controle de acesso?

A verdade é que cada tipo de controle de acesso pode atender de forma diferente as demandas desse mercado. 

Dito isso, o primeiro passo é compreender o que a sua empresa precisa.

É certo que o acesso por biometria e reconhecimento facial, por exemplo, oferecem mais segurança no quesito de identificação. 

Mas é importante e diferencial que o sistema de controle de acesso trabalhe de um jeito integrado para oferecer ainda mais segurança nas áreas para otimizar as operações logísticas.

Quais as vantagens de uma solução de controle de acesso?

A principal vantagem dos sistemas de controle de acesso é o controle eficiente para saber todas as informações sobre o fluxo do que entra e sai em uma empresa. 

Ou seja, dá para saber a identificação, horário, quanto tempo permaneceu de todas as pessoas, veículos ou mercadorias. 

Assim como outras tecnologias, uma vantagem da solução de controle de acesso é a redução de custos com serviços manuais que têm a mesma função. 

No mais, o controle de acesso por meio de software consegue tornar o processo mais ágil, prático e seguro. 

Qual a finalidade de um bom sistema de controle de acesso?

Sistemas de controle de acesso: Tudo sobre

Um bom sistema de controle de acesso tem como objetivo operar como uma gestão inteligente para otimizar os processos logísticos de entrada e saída de uma empresa. 

Tudo isso com segurança e gerenciamento de informações para dar facilidade e praticidade às organizações. 

Os recintos alfandegados, por exemplo, são regulamentados pela Receita Federal do Brasil para seguir o Ato Declaratório Executivo Conjunto Coana/Cotec nº 2, de 26 de setembro de 2003 e todas as outras portarias do país. 

Essa regulamentação envolve também a parte das informações do controle de acesso, que precisam ser registradas para ter a informação das cargas e descargas, por exemplo.

A Log.One tem a solução perfeita para isso com o software chamado Log.One Acesso. 

Esse sistema funciona de forma integrada com os equipamentos de controle e têm como finalidade proporcionar segurança e controle eficiente de acesso. 

Conte com a LogOne para as soluções do seu negócio! Mais eficiência e controle nas suas operações logísticas!

Conclusão

Neste conteúdo você pôde aprender o que são sistemas de controle de acesso e como exatamente eles funcionam. 

Além de aprender o que é controle de acesso, foi possível conhecer tipos de softwares que ajudam a automatizar esse processo. 

Como você já sabe para que serve o sistema de controle de acesso informatizado, o primeiro passo é refletir sobre o que a sua empresa precisa. 

Lembre-se que você pode contar com a Log.One para transformar digitalmente o seu negócio e otimizar os setores de logística. 

O que achou deste conteúdo? Aproveite para ler também sobre o que é sistema de gestão de pátio e como escolher um!