A armazenagem de grãos é uma etapa elementar para qualquer tipo de empresa que trabalhe com carga a granel — o tipo sólido, especificamente.
Afinal de contas, existem prazos e atenções especiais que figuram entre o recebimento da carga e o envio da mercadoria. E muitos produtos necessitam de espaço adequado e condições ideais para preservar a sua integridade.
Mas então: como é feito o armazenamento de grãos? Neste post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!
O que é a armazenagem de grãos?
Independentemente do modelo de trabalho, a armazenagem de grãos segue o mesmo princípio: alocar o produto em um local adequado, que preserve e proteja as suas características em todas as etapas do processo — da colheita à distribuição, portanto.
Quando falamos em cargas a granel, inclusive, o processo se faz fundamental. Afinal, sua logística deve conter os meios adequados de preservação dos produtos enquanto prepara o transporte da mercadoria.
Lembrando, inclusive, que isso vale para todo tipo de carga a granel. Mas, especificamente aqui, estamos falando do cuidado e dos meios corretos para a armazenagem de grãos (que são tipos de carga a granel sólidos).
Como e onde é feito o armazenamento de grãos?
No geral, os silos são os locais mais adequados para a armazenagem de grãos. Eles tendem a se diferenciar, contudo, com relação ao material de confecção, que se torna mais adequado para diferentes cargas a granel.
Confira, abaixo, do que são feitos os principais silos para armazenagem de grãos no Brasil e internacionalmente:
- armazém graneleiro
- silo armazenador
- silo de expedição
- silos metálicos
- silo de concreto
- silo de espera
- silo secador
- silos-bolsa.
Então, saber a resposta sobre qual é a melhor forma de armazenar grãos passa diretamente pelo que você entende de cada tipo de estrutura. Pois é a partir disso que você define a melhor forma de conservação — seja para curtos ou longos períodos — e também o produto que ofereça o melhor custo-benefício.
E como é feita a armazenagem de grãos: primeiro, a colheita passa pelo procedimento de secagem, que oferece os benefícios necessários para armazenar a mercadoria por longos períodos e, com isso, garantir o poder germinativo de suas sementes.
Depois, elas passam pelo beneficiamento, que ajuda a descartar materiais indesejados, e depois os melhores grãos são levados à armazenagem.
A importância do processo de armazenamento de grãos
Como deve ter dado para perceber, todo esse processo ajuda a proteger os grãos, conservar suas propriedades e permitir a posterior capacidade germinativa deles.
Sem falar, é claro, da otimização do processo logístico para evitar perdas e garantir mais eficiência operacional em todas as etapas desse fluxo produtivo.
Vale apontar, ainda, que isso tudo ajuda a agregar custo-benefício às despesas com frete. Afinal, cada quilo contém apenas os melhores grãos, sem nenhuma impureza ou acúmulo de água no interior deles.
E, consequentemente, obtém-se com isso um produto de melhor qualidade, certamente.
Quais os principais cuidados no armazenamento de grãos?
Para que as vantagens acima se acumulem em toda a cadeia produtiva, vale aprender as melhores práticas a respeito da armazenagem de grãos. E, a seguir, vamos falar sobre as principais delas para que você não seja vítima de imprevistos altamente prejudiciais para o seu negócio e para os seus clientes, também. Confira:
- prepare os silos para que a mercadoria não sofra com imprevistos. Para isso, sempre mantenha-os limpos, livre de resíduos da silagem anterior ou mesmo de insetos;
- atenção ao processo de limpeza. Isso vale tanto para a mercadoria no ato da colheita quanto dos próprios silos e de todas as áreas onde a carga a granel vai ser transportada;
- lembre-se que a umidade em excesso é um dos grandes vilões da armazenagem de grãos. Isso pode ser um ativo e tanto para a geração e proliferação de microrganismos que podem acelerar a deterioração do produto;
- conte com uma boa solução de boa ventilação exaustora dentro dos locais de armazenagem dos grãos. O que ajuda a manter a temperatura e a umidade sob relativo controle;
- avalie a termometria para que as leituras sejam feitas constantemente e já existam medidas para garantir os níveis indicadores ideais;
- tenha soluções e cuidados múltiplos para manter o controle de pragas como um diferencial do seu negócio.
E saiba, por fim, que esse é um trabalho contínuo. É sempre importante lidar com essas boas práticas para que a negligência em uma delas não se transforme em um verdadeiro desafio cotidiano para a sua gestão.
Como otimizar a logística de granéis?
Por fim, é importante falar a respeito das melhores maneiras de otimizar a logística de granéis. E como isso passa diretamente pelo trabalho de armazenagem de grãos, podemos explorar essa etapa com mais profundidade.
Como também apontamos, o armazenamento em silos é determinante para a eficácia desse processo, como um todo. Afinal, permite melhores maneiras de estocar as mercadorias e organizá-las, além de reduzir os índices de perdas e até mesmo reduzir custos operacionais porque são métodos simples e eficientes de aplicar.
Além disso, todo o seu sistema deve estar integrado para facilitar o recebimento, o tráfego e o envio desse tipo de mercadoria. Assim, você sabe exatamente onde alocar — e por quanto tempo — cada tipo de grão.
E podemos ajudar com isso!
Leia mais: Indicadores De Desempenho De Transporte: Tipos E Funções
Log.One Terminal
O Log.One Terminal é uma solução completa em software para a gestão de operações logísticas de granel e também de carga em geral
Por meio dele, você tem uma visão holística do fluxo de trabalho, permitindo uma gestão integrada entre as operações portuárias, as áreas de estocagem e também suas estações de transbordo de carga.
Se você está à procura de mais eficiência e controle nas suas operações logísticas indo além das dicas aqui vistas sobre a armazenagem de grãos, conte conosco para ajudar a sua empresa a se desenvolver. Basta clicar aqui para saber mais sobre o Log.One Terminal!
Conclusão
Viu como a armazenagem de grãos é uma parte importante para a organização do seu trabalho, mas que tem fundamental importância para garantir a proteção da mercadoria e evitar perdas e prejuízos múltiplos?
Esperamos que este post tenha iluminado boas ideias para aplicar na sua empresa, e conte conosco para liderar a transformação digital que pode revolucionar por completo a sua gestão em logística a granel e de cargas em geral!