Indicadores de desempenho de transporte: tipos e funções

indicadores de desempenho de transporte

Um bom acompanhamento dos indicadores de desempenho de transporte permitem que você saiba, exatamente, quais são os acertos e os pontos de atenção a serem focados no dia a dia.

E, assim, é possível reduzir riscos, erros e imprevistos à medida que potencializa a assertividade do trabalho de sua equipe e otimiza os recursos utilizados.

Você saberia dizer quais são os principais indicadores de desempenho logístico em transporte ou mesmo como monitorá-los? Neste post, temos a resposta para essas perguntas e muito mais. Confira!

O que são indicadores de desempenho?

Indicadores de desempenho, ou KPIs, são métricas que ajudam a apontar o nível de performance que deseja-se monitorar.

Na logística, por exemplo, isso pode vir por meio da análise de indicadores de desempenho em produtividade, no cumprimento de prazos de entrega ou mesmo a partir do grau de satisfação dos seus consumidores.

O interessante em acompanhar indicadores de desempenho para transportes é que você define quais métricas mais têm a ver com os objetivos da sua empresa e, com isso, monitorar se esses dados seguem de acordo com o previsto ou mesmo acima ou abaixo do esperado.

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Qual a importância dos indicadores de desempenho para transportes de carga?

Basicamente, a ideia consiste em saber, com precisão, para onde ruma o seu negócio. Como saber se as vendas estão aumentando se você não acompanha os números?

Como identificar melhorias no sistema de recebimento e transporte se você não sabe se as mercadorias chegam pontualmente nas mãos dos seus clientes?

Indicadores de desempenho em transportes ou em qualquer outro setor se resume em mapear, diagnosticar, monitorar, ajustar e iniciar um novo ciclo para que você aprenda, continuamente, como promover contínuas melhorias e desenvolver o seu negócio de maneira contínua.

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5 principais indicadores de desempenho de transportes de carga

Para que isso fique um pouco mais claro, confira a seguir 5 dos principais indicadores de desempenho de transportes de carga!

 indicadores de desempenho de transportes de carga

1. Percentual de entregas

Quantas entregas chegaram fora do prazo, ao longo do mês, e quantas foram realizadas no prazo? Quais imprevistos impediram o cumprimento do combinado com o cliente?

Calcule o percentual com base no total de entregas em um mês, por exemplo, e avalie quantas delas cumpriram as expectativas e quais não foram atendidas. Assim, você consegue monitorar os motivos que impediram um elevado grau de assertividade e solucionar os problemas que impedem a sua empresa de decolar no percentual de entregas.

2. Tempo de trânsito

Importante indicador de desempenho de transporte, uma vez que ele identifica o tempo médio que a sua frota permanece no tráfego com as mercadorias. 

O cálculo é relativamente simples: mapeia-se o tempo que levou desde o momento em que o veículo deixou o armazém logístico até chegar ao destino final. A partir daí, você pode entender formas de otimizar as rotas, diminuir o tempo no trânsito, reduzir o consumo de combustível e o desperdício de tempo em congestionamentos etc..

3. Pesquisa de satisfação dos clientes

Ninguém melhor do que os seus clientes para dizer se você está — ou não — fazendo um bom trabalho. Daí, a importância dessa entre os indicadores de desempenho de transporte.

Disponibilize canais de reclamação para os clientes, envie pesquisas de satisfação e solicite feedbacks periodicamente. Isso tudo ajuda a avaliar qual é o grande problema que o seu público-alvo enfrenta, e como você pode ser a solução que eles tanto precisam e esperam.

4. Custo operacional

Reuniões entre equipes, relatórios com dados integrados entre os setores, boas práticas de gestão financeira, investimentos em novas tecnologias, como sistemas de gestão… Existem múltiplas maneiras de entender o custo operacional para manter o seu negócio em operação.

E são fatores que contribuem ativamente para promover resultados melhores nos indicadores de desempenho de transportes. Afinal, cada solução implementada para otimizar o fluxo produtivo também melhora a média do seu custo operacional.

Tudo está interligado, e você pode fazer bom uso disso coletando essas informações e analisando-as de modo integrado.

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5. Margem média de lucro

Analise constantemente as margens de lucro de cada frete. É fundamental que cada serviço, complexo ou não, atenda a margem média planejada para a empresa, evitando que  você entre em disputas por preços baixos que podem derrubar a lucratividade da sua empresa e, até mesmo, causar prejuízos se feitas de modo impensado.

indicadores de desempenho logisticos

Como fazer gestão de indicadores de transportes em sua empresa?

A boa gestão de indicadores de transportes em sua empresa pode ser feita por meio de um caminho específico:

  • comece por definir os objetivos e metas da empresa — talvez, até mesmo de curto, médio e longo prazo. Isso vai nortear o que pode e deve ser feito para alcançar tais desejos;
  • defina os indicadores de desempenho para os objetivos estipulados. São eles que vão ajudar a identificar as performances e poder avaliar se é necessário ajustar algo;
  • monitore os resultados. E, principalmente, corrija o quanto antes tudo aquilo que estiver abaixo do esperado. Analisar os dados em tempo real dão agilidade e assertividade às suas decisões. Explore isso.

Você também pode aproveitar para investir em tecnologias que auxiliam você a monitorar e analisar de modo integrado esses indicadores de desempenho em transporte.

Como é o caso do Log.One Agendamento, uma solução de controle do recebimento e fluxo de caminhões que é 100% digital. Por meio dele, você tem uma visão completa da sua gestão, podendo analisar a situação do pátio em tempo real, os informes de previsões, relatórios e diversos indicadores de desempenho conforme as suas estratégias.

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