Controle de entrada e saída de veículos: gestão eficiente e segurança garantida

Controle de entrada e saída de veículos: gestão eficiente e segurança garantida

Como ter uma gestão de frota mais eficiente? Sem dúvidas, a resposta está no controle de entrada e saída de veículos. 

Esse monitoramento bem feito é capaz de melhorar os resultados logísticos, reduzir custos para a empresa e ainda trazer várias outras vantagens, além de evitar estresses com problemas desnecessários.

Então, quer saber quais são essas vantagens? 

Neste conteúdo, falaremos sobre todas elas e explicaremos como funciona o controle de frotas. Acompanhe o conteúdo com atenção para saber como otimizar esse setor no seu negócio! 

Entendendo o controle de entrada e saída de veículos 

O controle de entrada e saída de veículos é o acompanhamento do uso da frota de uma empresa, que tem como objetivo monitorar os procedimentos para melhorar a eficiência desse setor. 

Esse acompanhamento é feito para: 

  • garantir que os veículos estejam em boas condições de funcionamento
  • fiscalizar os deslocamentos;
  • aumentar a segurança dos serviços; 
  • ter acesso a movimentação das operações em tempo real. 

Em suma, esse controle contribui para que a empresa tenha uma boa gestão de frotas, com históricos de operações registrados e eficiência logística no transporte de produtos. 

Normalmente, as empresas possuem um gestor de frotas, que é responsável por essas atividades. É muito importante que ele utilize ferramentas de controle para acompanhar todo o fluxo de entrega, desde a entrada e saída até o retorno do veículo. 

Entenda melhor o funcionamento desse fluxo a seguir. 

Como funciona o controle de frotas?

Todo o funcionamento tem como base um termo de responsabilidade criado pela empresa, que são as políticas de frotas estabelecidas para evitar uso indevido de veículo, orientar as melhores práticas e outras questões. 

Neste sentido, o controle de frotas é feito com alguns procedimentos pré-definidos que começam assim que os veículos chegam no local. São eles: 

  • inspeção;
  • registro;
  • liberação de veículos

No primeiro momento, é preciso fazer uma inspeção dos veículos para checar as condições de conservação das peças, as documentações e o funcionamento no geral. Isso pode ser feito por meio de um checklist que contenha as principais partes do automóvel. 

Depois é feito o registro das informações básicas do veículo, como gasto com combustível, manutenções, capacidade de carga, entre outros detalhes. 

Isso é essencial para ter um controle dos custos da empresa e traçar estratégias para investir melhor esses valores. 

Além disso, o registro também envolve o momento exato da entrada e saída desses veículos. 

Por fim, ocorre a liberação de veículos para que eles realizem as entregas dos produtos de maneira eficiente e ajude a aumentar a satisfação do cliente.

Vantagens de sistemas automatizados para controle de entrada e saída

É certo que o controle das frotas pode ser feito em uma planilha de entrada e saída de veículos no excel, mas esse modelo é bem mais trabalhoso e suscetível a erros. 

Por isso, uma das melhores opções é apostar em softwares que automatizam os controles da gestão de frotas.  

Os sistemas automatizados para controle de entrada e saída de veículos trazem diversas vantagens, como: 

  • eficiência operacional; 
  • melhoria da qualidade;
  • análise de dados avançada; 
  • melhoria na experiência do cliente; 
  • redução de custos

Falaremos sobre cada uma dessas vantagens agora: 

Eficiência operacional

Entendendo o controle de entrada e saída de veículos

Os sistemas automatizados conseguem garantir uma eficiência operacional maior para o setor de controle de frotas por serem capazes de realizar tarefas de forma ágil e constante. 

Ou seja, deixa de ser necessário preencher a planilha de entrada e saída de veículos no excel manualmente, porque isso passa a ser função do software. 

Então, o tempo que um funcionário gastaria com esse trabalho manual pode ser direcionado para outras demandas que tenham prioridade. 

Desse jeito, todo esse setor da empresa consegue aumentar a produtividade e ter um fluxo operacional mais eficiente. 

Melhoria da qualidade 

Outra vantagem é que os sistemas automatizados têm a capacidade de executar demandas com altos padrões de qualidade e precisão. 

Logo, os resultados tendem a ser potencializados e a empresa consegue se diferenciar no mercado. 

Análise de dados avançada 

Esses softwares automatizados também podem reunir e analisar com eficiência o maior número de dados possíveis. 

Isso é extremamente valioso para as empresas que querem tomar decisões mais assertivas com base em relatórios e análises detalhadas. 

Melhoria na experiência do cliente

O cliente é a base para todo negócio se sustentar no mercado, certo? 

Então vale a pena investir em sistemas automatizados, porque outra vantagem é que eles conseguem melhorar a experiência de compra de um consumidor por meio de respostas ágeis, atendimento personalizado e serviços variados. 

Redução de custos 


Os sistemas que automatizam tarefas têm a vantagem de reduzir custos para as empresas graças às análises de dados e eficiência operacional. 

Por exemplo, um software como esse consegue olhar para as informações dos veículos, como modelos, manutenções e gastos com gasolina, e elaborar estratégias para os custos serem otimizados. 

Garantindo a conformidade e segurança

Ter um bom controle de entrada e saída de veículos é essencial para garantir a segurança das frotas mediante o rastreamento e monitoramento delas. 

Isto é, todos os registros e procedimentos que são feitos na gestão de pátio servem como um meio para as empresas acompanharem o trajeto das entregas e o estado de conservação dos veículos. 

Essa é uma maneira de realizar manutenções preventivas para evitar problemas maiores e proporcionar segurança para os processos, bem como para os funcionários envolvidos, por exemplo. 

No final das contas, as empresas conseguem atingir maior eficiência logística e potencializar resultados com um controle de frotas bem executado. 

Controle de entrada e saída de veículos: gestão eficiente e segurança garantida

Entenda o diferencial da Log.One

Quer aumentar a capacidade produtiva e reduzir custos para a sua empresa? Então, você precisa conhecer o Log.One Agendamento! 

A Log.One é uma empresa que tem mais de 25 anos de experiência com sistemas para o segmento logístico. Um deles é o Log.One Agendamento, voltado para o controle do recebimento e fluxo de veículos. 

Basicamente, ele consegue programar de forma antecipada o recebimento de veículos para carga e descarga. 

Esse processo traz melhorias na utilização de recursos e na eficiência geral do setor. 

No software, você encontra um dashboard logística que contém informações de chegada e saída, relatórios, KPIs de utilização, atrasos e outros detalhes fundamentais para alavancar os resultados da sua empresa.

Conheça o Log.One Agendamento e tenha o controle de entrada e saída de veículos na palma da sua mão! 

Conclusão

O controle de entrada e saída de veículos é uma forma de tornar a gestão da frota mais eficiente e permitir um fluxo operacional mais otimizado dentro da empresa. 

Tudo isso é potencializado com o uso de sistemas automatizados, que conseguem liberar os funcionários de trabalhos manuais repetitivos e realizar demandas com mais precisão. 

Assim como é o caso do Log.One Agendamento, uma das melhores soluções para a logística da sua empresa. 
Gostou deste conteúdo? Se quiser ler mais dicas sobre logística integrada, gestão operacional, transportes multimodais e controle de estoque, acesse o blog da Log.One!