A transformação digital é um caminho sem volta e muitas empresas já se deram conta disso. Desde o início da pandemia, em 2020, 93% das PMEs (Pequenas e Médias Empresas) investiram em soluções tecnológicas. O que deveria servir de motivação para você também experimentar a mudança, começando pelo ERP na logística.
Um sistema desses pode ser o diferencial que faltava para colocar o seu negócio em franca competitividade (e aumentá-la) gradativamente. Por isso, gostaríamos de convidar você a seguir com esta leitura.
Nos tópicos abaixo, vamos explicar o que é ERP, para que serve e como funciona esse produto no contexto profissional da logística. Acompanhe!
O que é sistema ERP na logística?
Vamos começar pelo básico: o ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning — ou sistema de gestão integrado. Por meio desse tipo de tecnologia, gestores conseguem concentrar os dados de sua empresa em um só lugar, integrando-os para favorecer o planejamento e a execução de estratégias e ações.
E o ERP na logística, inclusive, depende muito dessas informações que estão constantemente interligadas, como:
- emissão de documentos;
- controle da frota;
- controle de estoque;
- custos e receitas;
- histórico de clientes.
Com isso, fica mais fácil analisar o momento da empresa e, também, planejar-se para prevenir e antecipar situações problemáticas — espantando os imprevistos do caminho.
Como o ERP pode apoiar a logística?
Na logística, especificamente, o ERP responde pelo controle da sua gestão de processos a partir da integração de dados de todos os setores. Como destacamos, isso agrega controle, segurança e assertividade nas decisões.
Isso tudo, com a atualização em tempo real das informações cadastradas e modificadas. Tudo está interligado e processos automatizados ainda geram mais eficiência e capacidade analítica para o gestor. Menos trabalho mecânico e burocrático e mais informação para uma tomada de decisão precisa, portanto.
O impacto do ERP na logística
O impacto de uma solução dessas na sua rotina pode ser traduzido por meio da visualização de alguns exemplos do ERP na logística. Veja só:
- gestão de pedidos, permitindo acesso às informações e, consequentemente, à possibilidade de monitorar a eficiência de cada serviço prestado (como o cumprimento de prazos);
- controle de estoque, conferindo mais precisão nas decisões a partir da atualização automatizada de dados;
- controle da sua frota, facilitando o planejamento de rotas, o momento ideal para manutenções, as entradas e saídas de cada veículo etc.;
- gestão financeira, integrando todos os dados relativos ao fluxo de caixa, às contas a pagar e receber e às previsões de receitas e despesas, entre outros dados e tipos de relatórios;
- emissão de documentos fiscais, mantendo-os registrados no sistema para avaliação.
Benefícios de um sistema ERP na logística
Já deve ter ficado claro que o impacto de uma solução de ERP pode causar na rotina de uma empresa no ramo de logística, certo?
Mas dá para reforçar esse valor por meio dos benefícios de um sistema ERP na logística. Confira, abaixo, os principais deles!
Aumento de produtividade
Esse é um dos diferenciais que o ERP na logística pode trazer. Primeiramente, por meio da automatização de processos, mas a concentração e integração das informações se mostra de grande valor, também.
Afinal, é assim que você torna a sua gestão mais ágil, segura e precisa nas decisões.
Controle de estoque
O ERP permite um controle de estoque mais eficiente, planejado e organizado. Pois os dados contidos no mesmo lugar fazem com que você possa analisar, simultaneamente:
- compras;
- vendas;
- pedidos;
- entregas.
Ou seja: todo o fluxo produtivo em um só lugar, podendo antecipar o trabalho e ter mais controle de todo o processo.
Redução de custos
Mais produtividade e planejamento sem grandes investimentos: ter um ERP na logística equilibra essas qualidades e ainda torna o seu negócio mais eficiente e seguro contra imprevistos, desperdícios e prejuízos.
Auxílio na tomada de decisões
Você deve imaginar que o ERP é um grande aliado quando coleta, compila e transforma em relatórios todas as informações e métricas importantes para o seu negócio, certo?
Afinal de contas, com isso você tem as melhores decisões ao alcance, e em tempo hábil. O que — já foi mencionado aqui, inclusive — agrega em resultados e na redução de riscos no dia a dia da empresa.
Controle sobre processos internos
Uma boa gestão se caracteriza pela eficiência sobre o que está acontecendo interna e externamente. Algo que o ERP permite com facilidade.
Por isso, você pode ter uma ferramenta que mantém seus dados sempre à disposição — e em tempo real — para avaliar as performances e ter sempre um dado, pelo menos, capaz de auxiliar na sua decisão seguinte.
Como escolher o melhor sistema ERP para logística?
Para escolher o melhor sistema ERP na logística, você deve fazer um paralelo entre as necessidades da sua empresa e os recursos que cada ferramenta tem a oferecer.
Mas vale certificar-se, ao menos, de que a solução oferece as seguintes características:
- cadastros (serviços, clientes, veículos etc.);
- emissão de nota fiscal e integração com os diferentes tipos de documentos;
- sistema TMS;
- gestão financeira;
- segurança de dados;
- controle de frota.
Sistema Log.One
Quer saber, agora, onde encontrar uma plataforma ERP na logística com os recursos acima mencionados? Apresentamos a você, para isso, o Log.One Terminal!
Com nossa solução completa para o seu setor de atuação, é possível agregar mais valor à gestão de operações portuárias, áreas de estocagem e estações de transbordo de carga.
Além disso, os módulos do Log.One Terminal permitem:
- eficiente gestão de modais, com suporte rodoviário, ferroviário, aquaviário (barcaças) e de fluxo contínuo;
- controle de estoque e armazenagem, sendo capaz de gerir seu estoque (físico e contábil);
- análise automatizada dos equipamentos existentes na sua planta
- seguro controle de acesso de cada usuário.
Quer conhecer o nosso produto e entender como ele se associa a todos os benefícios anteriormente citados de um bom ERP na logística? É só clicar aqui!
Conclusão
Vimos, neste post, o quanto o ERP na logística é determinante para o desenvolvimento gradual e contínuo de qualquer organização do setor.
Para isso, a solução deve ter ampla capacidade de integração de informações e pleno alinhamento com as demandas do mercado e da sua empresa, especificamente.
Por fim, mostramos que o produto da Log.One, o Terminal, tem todas as características necessárias para conferir mais valor à sua gestão. Confira, e descubra como desenvolver a sua empresa continuamente com o auxílio da transformação digital!