Planejamento logístico: o que é e etapas para implementar

Um bom planejamento logístico é capaz de levar eficiência operacional para as mais diversas áreas das empresas.

Como um planejamento logístico atua dentro de uma empresa? Bom, ele pode ser o responsável pela fluidez dentro dos processos, que leva a maiores resultados. 

Por parecer ser mais um detalhe, acontece dos gestores deixarem de lado o planejamento, mas isso pode ser um equívoco enorme. 

Afinal, essa simples ferramenta de gestão é capaz de antecipar possíveis problemas, observar o fluxo dos processos e ainda contribuir com a logística integrada.

Ao longo deste conteúdo, você vai aprender o que é e qual a importância do planejamento logístico, bem como as etapas para ter um que possa ajudar o seu negócio. 

Para isso, siga conosco até o final da leitura e aproveite! 

O que é o planejamento logístico?

O planejamento logístico é definido como todas as ferramentas e ações preparatórias para que os processos de transporte e armazenagem sejam eficientes dentro de uma empresa. 

Ou seja, é ele que vai determinar quais serão as metodologias a serem utilizadas e os dados específicos para serem analisados. 

Assim como qualquer outro planejamento, ele é fundamental para traçar as metas e objetivos, bem como o que será feito para alcançá-los. 

Já imaginou tentar lidar com os processos do dia a dia de forma improvisada? Bom, as chances são bem altas de acontecer erros. Pior ainda, essas falhas podem custar gastos desnecessários para as empresas, com risco de comprometer o equilíbrio financeiro. 

Portanto, o planejamento logístico engloba as ações necessárias para que os processos sejam eficientes, otimizados e, assim, a organização alcance resultados maiores. 

Quais são as etapas de planejamento logístico?

Existem algumas etapas que devem ser seguidas para que o planejamento com base na logística seja aplicado de forma correta e, desse jeito, consiga fazer as áreas das empresas funcionarem com bom desempenho. 

Essas etapas envolvem desde a primeira análise das demandas, passa pelo planejamento na prática e vai até o acompanhamento dos processos. 

Vamos falar sobre cada uma delas a seguir. 

1. Análise e previsão da demanda

A primeira etapa é a de análise e previsão da demanda. É certo que imprevistos podem acontecer nas rotinas das empresas, mas é possível prever situações e já deixar um plano B preparado, por exemplo. 

E nenhuma empresa quer perder uma venda por falta do produto em estoque, certo? 

Então essa previsão e análise pode ser feita em cima dos perfis de potenciais clientes, histórico de pedidos, situação do mercado e afins para projetar o nível de uma demanda. 

2. Estabelecimento de metas e objetivos 

Planejamento logístico: o que é e etapas para implementar

A partir da primeira análise sobre as demandas é possível estabelecer metas logísticas, que é a segunda etapa do planejamento. 

No caso, essas metas com base na logística tem a ver com resultados que a empresa quer alcançar com os processos de armazenagem, controle de estoque, atendimento ao cliente, entre outros setores. 

3. Planejamento de estoque 

O planejamento de estoque tem muita relação com a análise de demandas e é a terceira etapa para a eficiência logística.

Basicamente, o controle de estoque são todos os processos de armazenagem desde a entrada dos produtos até a saída deles. 

Nesta etapa, é fundamental estabelecer as quantidades de estoque de cada mercadoria com base na análise feita, além de planejar uma boa organização dentro do setor. 

4. Planejamento de transporte

Outra etapa da preparação logística é o planejamento de transporte, essencial para determinar quais serão os veículos responsáveis por levar os produtos até os consumidores. 

Ou seja, é o momento de selecionar se a mercadoria será transportada por veículos rodoviários ou ferroviários, por exemplo. 

Mas é importante lembrar de checar os custos, distância e tempo de entrega para garantir que ela será feita dentro do prazo. 

5. Planejamento de armazenamento e distribuição

A etapa seguinte é a de planejamento de armazenamento e distribuição. Isso significa determinar onde serão os pontos de armazenagem e os centros de distribuição dos produtos. 

Uma boa dica é considerar a localização para que esteja próximo dos potenciais clientes e a qualidade dos serviços de armazenagem e entrega para preservar a mercadoria. 

6. Gestão de fornecedores e parceiros 

Depois, a etapa da vez é a gestão de fornecedores e parceiros que podem ajudar na eficiência logística. 

De forma bem simples, é a hora de escolher quais serão os fornecedores e os parceiros da empresa. 

Vale a pena fazer uma pesquisa antes para comparar preços e analisar a qualidade de cada um deles antes de fechar contrato. 

7. Implementação de sistemas e tecnologia 

Com o avanço da tecnologia, vários setores das empresas receberam ajuda e hoje operam com sistemas tecnológicos. Por isso, esta etapa é sobre escolher quais serão os softwares implementados. 

Por exemplo, existem sistemas de agendamento rodoviário que automatizam os processos e garantem maior eficiência operacional, como o Agendamento, da Log.One. 

 Neste sentido, é importante separar um tempo para determinar quais serão os sistemas e tecnologias usadas dentro dos setores da empresa. 

8. Monitoramento e controle 

De pouco adianta implementar ações nas empresas, se os dados forem deixados de lado, não é mesmo? Afinal, é por meio deles que é possível identificar se tudo funciona corretamente e, assim, identificar possíveis falhas. 

Por essas razões, uma das últimas etapas do planejamento com base na logística é o monitoramento e controle dos processos. 

9. Análise e melhoria contínua 

Planejamento logístico: o que é e como funciona

Com o monitoramento, também é possível e necessário fazer uma análise dos indicadores de desempenho para uma melhoria contínua. 

É importante salientar que a logística em uma empresa é um algo contínuo, que precisa ser acompanhado e analisado. 

A partir das análises realizadas, fica bem mais fácil identificar pontos de melhoria e, dessa forma, aumentar a excelência das áreas da empresa. 

Como a Log.One pode te ajudar com planejamento logístico: entenda

Bom, como você viu ao longo deste conteúdo, o planejamento com base na logística deve ser pensado para as diversas áreas do negócio. E são várias, certo?

Mas saiba que a Log.One tem a solução certa para te ajudar. Contamos com um software feito especialmente para realizar a gestão da logística integrada, que proporciona o planejamento ideal e o controle dos processos logísticos. 

A ideia é exatamente facilitar e simplificar a vida dos gestores, que podem acessar o sistema por meio de qualquer dispositivo. 

Independentemente do tipo de operação e da complexidade dela, o software da Log.One é capaz de providenciar mais eficiência operacional para as empresas. 

Conte com a LogOne para as soluções do seu negócio!

Conclusão

O planejamento logístico é a chave central para que as empresas consigam eficiência operacional nos mais diversos setores. Com isso, a tendência é que os resultados aumentem e o negócio se mantenha competitivo no mercado. 

Mas é importante lembrar que esse processo é contínuo, ou seja, demanda um acompanhamento frequente para identificar pontos de melhoria e checar se as áreas funcionam corretamente. 
Para soluções de logística integrada, conte com a Log.One!