Em um mundo cada vez mais digitalizado, é quase que obrigatório que as empresas adotem tecnologias capazes de automatizar e tornar processos logísticos mais eficientes. Dito isso, quais são as tendências da logística para o futuro?
Pensar sobre essa pergunta é fundamental para encontrar soluções e ideias criativas para logística que sejam capazes de alta qualidade no serviço, bem como vantagem competitiva no mercado.
Por exemplo, um software que consegue coletar dados para antecipar futuras demandas e operar robôs que trabalham em centros de armazenamento.
Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo?
Mas a boa notícia é que sistemas assim já existem e estão dentro das tendências e inovações no segmento de logística.
Para te ajudar, fizemos este conteúdo com as principais tendências que podem ser aplicadas no seu negócio.
Aproveite a leitura!
As principais tendências da logística
No modo geral, as tendências da logística tem a ver com sistemas criados para automatizar processos e integrar as áreas de um negócio.
Inclusive, essas tecnologias conseguem ajudar desde empresas novas como startups até mesmo outras que já estão consolidadas no mercado há um bom tempo.
Independentemente de segmento da empresa, é essencial que elas acompanhem as tendências tecnológicas com foco em se preparar para o futuro da logística no Brasil e no mundo, que já está no mercado.
Por essa razão, listamos as principais tendências a seguir. Prossiga a leitura com atenção aos próximos tópicos para ficar por dentro de tudo.
Inteligência artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT)
As primeiras grandes tendências são Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), que ajudam a otimizar tarefas, reduzir falhas e alcançar mais precisão no que é feito.
A Inteligência Artificial funciona como um agregado de tecnologias que dão ao computador as habilidades necessárias para realizar tarefas que antes eram feitas manualmente.
Essa é uma das tendências que mais aparece no futuro da logística no Brasil. Só para você ter uma ideia, um estudo realizado pela IBM revelou que 41% das empresas do país já fazem uso da Inteligência Artificial.
A Internet das Coisas, por sua vez, é a tecnologia que permite que objetos específicos consigam transmitir informações para outros sistemas.
Para ficar mais simples de visualizar, a união dessas duas tendências consegue fazer com que robôs e máquinas atuem em controle de estoque, entregas e em centros de distribuição, por exemplo.
Logística colaborativa e compartilhada
Outra tendência é a logística colaborativa, também conhecida como compartilhada.
Como o nome bem sugere, esse modelo é feito a partir da colaboração entre as empresas envolvidas no processo de produção, como distribuidores e fornecedores.
O principal objetivo dessa logística é diminuir os custos e fazer o compartilhamento de recursos.
Por exemplo, uma empresa que oferece o transporte de cargas também pode fornecer um armazém para ser gerido. Ou então organizações conseguem organizar e compartilhar veículos para distribuição de produtos.
Tudo isso faz parte da logística colaborativa e compartilhada, que tem crescido cada vez mais.
Sustentabilidade e logística verde
A cada ano que passa, as pessoas se preocupam mais com a questão da sustentabilidade e esse detalhe é fundamental para conquistar clientes, de acordo com o estudo da Opinion Box.
A pesquisa mostrou que 75% dos consumidores afirmaram que empresas com práticas sustentáveis possuem mais chances de conquistá-los como clientes.
Por isso, outra tendência são os softwares que calculam rotas otimizadas para reduzir a emissão de gases poluentes, utilização de embalagens biodegradáveis, controle de veículos elétricos e por aí vai.
Logística omnichannel
Mais uma tecnologia que se encaixa com as tendências e inovações no segmento de logística é o omnichannel.
Basicamente, essa logística visa oferecer um processo de compra mais integrado e vantajoso para o cliente.
O objetivo dessa estratégia é otimizar a entrega e melhorar a qualidade do produto entregue ao cliente por meio de diferentes canais de comunicação.
Inteligência de dados e análise preditiva
Sistemas que utilizam inteligência de dados e análise preditiva também se encaixam nas principais tendências e inovações no segmento de logística.
Isso porque essas tecnologias trabalham com a coleta e análise de informações relevantes para o dia a dia das empresas.
Por meio delas, as organizações conseguem ter acesso a insights e soluções para otimizar os processos produtivos, antecipar futuras demandas e tornar as decisões mais assertivas.
Visibilidade e rastreabilidade
O desenvolvimento da tecnologia trouxe softwares capazes de tornar os processos logísticos mais visíveis e rastreáveis. Ao mesmo tempo, a demanda por logísticas com essas características também cresceu.
Neste sentido, as empresas cada vez mais procuram por sistemas que conseguem rastrear produtos dentro de armazéns e na rota de entrega.
Parece detalhe, mas esses processos fazem com que as pessoas confiem mais na eficiência logística e transparência das empresas.
Qual a importância de seguir as tendências na logística?
No geral, acompanhar as tendências logísticas do mercado é muito importante para que as empresas se mantenham atualizadas e potencializem resultados com automatização de processos.
Além disso, essas tecnologias contribuem para:
- melhorar a eficiência operacional da empresa;
- atender às expectativas que os clientes têm;
- vantagem competitiva no mercado;
- adotar práticas sustentáveis;
- manter o negócio atualizado com o desenvolvimento tecnológico;
- adoção da logística integrada.
Provavelmente, agora a pergunta seja: em meio a tantas tendências, qual sistema logístico escolher?
O ideal é procurar por um que ofereça a gestão da logística integrada da empresa atrelado ao controle eficiente dos processos, assim como o da Log.One!
Contamos com as melhores ideias criativas para logística junto ao nosso software, que permite um gerenciamento inteligente e integrado de commodities, cargas gerais, práticas e simples.
Conheça a Log.One e tenha soluções modernas de softwares para gestão da logística integrada!
Conclusão
Conhecer as tendências logísticas é uma excelente forma de evitar que a empresa fique obsoleta e manter a vantagem competitiva dentro do mercado.
Além disso, as tecnologias dentro desse setor logístico oferecem soluções criativas que visam otimizar os processos operacionais. Isso reduz erros, identifica pontos de melhorias e ainda aumenta a produtividade do negócio.
O que achou deste conteúdo? Se quiser ficar por dentro das tendências de logísticas integradas, transportes multimodais e controle de estoque, acesse o blog da Log.One!