Commodities agrícolas: saiba como ter uma gestão eficiente!

homem com chapéu de palha em meio a uma commoditie agrícola

Commodities agrícolas têm muita relevância na economia do país, estando em grande presença na mesa do brasileiro diariamente e também transportadas para fronteiras próximas ou distantes em ritmo constante. 

Daí, a importância em saber o que são commodities agrícolas e, complementarmente, quais são as melhores práticas para o seu negócio decolar junto com esse segmento valioso.

E essas questões pontuais você pode encontrar ao longo deste artigo. Confira, e inspire-se em nossas ideias!

O que são commodities agrícolas?

Commodities, em geral, são mercadorias em geral que não tendem a apresentar distinções significativas de valor porque apresentam características muito similares, independentemente de onde sejam produzidas.

Assim, as commodities agrícolas são justamente as mercadorias concentradas nesse segmento produtivo da sociedade. Por exemplo: o café, o milho e a soja, entre outros grãos, são o resultado das práticas agropecuárias e comercializados no mundo inteiro.

Mas para se tornar um commodity — e, neste caso, um commodity agrícola —, o produto em questão deve ter um valor agregado e poder de comercialização também na bolsa de valores. Nesse sentido, a já citada soja é um caso singular.

Outro ponto que vale se atentar, ao entender o que são commodities agrícolas, é a flutuação de preço do produto. Afinal, assim como toda mercadoria, o segmento também é regido pela oferta e demanda e a flutuação do seu preço ocorre a partir da relação com a Bolsa: quanto mais ações disponíveis, menor o seu preço. E vice-versa.

Quais os tipos de commodities agrícolas?

Além da soja, outros produtos compõem essa rica seleção de mercadorias que ajudam a valorizar a economia e girar a produção nacional de exportações. 

Afinal, outras mercadorias do setor carregam um valor essencial para o consumo humano, estendendo-se à classificação de um alimento, simplesmente. Por exemplo: arroz e algodão são commodities agrícolas, mas não dizemos o mesmo do morango.

O trigo, o café e o açúcar, entre outros, são grandes exemplos de commodities. Mas já vale adiantar: você sabe dizer quais são os 4 tipos de commodities? Além do agrícola, podemos destacar:

  • mineral, como o ouro;
  • financeiro, caso de índices usados na Bolsa de Valores, como o Ibovespa;
  • recursos energéticos.

Portanto, deve ter ficado mais evidente, agora, o que são os commodities agrícolas e também a importância deles no mercado nacional e internacional.

Quais os principais desafios na gestão de commodities agrícolas?

Quem trabalha nesse mercado dinâmico e envolto em flutuações constantes de preços e ameaças e riscos constantes (interna e externamente) sabe que os commodities agrícolas são tão gratificantes de lidar quanto desafiadores.

Isso porque, o mercado está constantemente diante de obstáculos, como:

  • dependência do setor com o modal rodoviário (responsável por 70%, aproximadamente, dos transportes de mercadorias no país);
  • infraestrutura precária — um contraste interessante porque esse problema afeta muito as estradas brasileiras;
  • desafios logísticos portuários, como o congestionamento nos terminais e no transporte de cargas;
  • processos burocráticos complexos;
  • carga tributária elevada;
  • erros críticos de gestão.
caminhão na estrada fazendo a gestão de commodities agrícolas

No último ponto vale reforçar que é, de fato, um grande problema a ser gerenciado tendo em vista tantos desafios no horizonte. 

Como ter uma gestão mais eficiente dos commodities?

Existem pontos-chave que devem compor a sua rotina para conferir uma uma gestão mais eficiente dos commodities — agrícolas ou de qualquer outro tipo.

O primeiro deles é o contínuo monitoramento do mercado para antever, prevenir-se e planejar ações e reações para cenários distintos.

Aqui, inclusive, podemos incluir um plano sólido de gerenciamento de riscos.

Complementarmente, recomendamos fortemente o uso de soluções tecnológicas para qualificar a sua gestão em geral. A seguir, vamos falar melhor sobre o assunto.

Quais os benefícios do uso de um software de gestão?

Um excelente meio de capacitar a sua gestão de commodities agrícolas é o software de gestão. Por meio de uma ferramenta dessas, você adquire mais controle logístico, segurança, mobilidade e capacidade produtiva e de monitoramento sobre tudo o que está acontecendo na sua empresa em tempo real.

Além disso, soluções como essa auxiliam na automatização de processos, minimizando os erros causados por preenchimentos manuais, por exemplo. Mas vale conferir como os softwares impactam diretamente a sua rotina.

A possibilidade de prever resultados negativos

Com telas de fácil e completa visualização do que está acontecendo, é possível cruzar informações integradas e prever resultados negativos. O que agiliza a sua tomada de decisão para garantir um desempenho minimamente dentro do esperado.

Planejar o uso racional de matérias-primas e meios de produção

O software ajuda você a visualizar seus processos com mais planejamento e organização. Isso são ingredientes valiosos para garantir a aplicação precisa de recursos em cada etapa do fluxo de trabalho sem que ocorram perdas, desperdícios e prejuízos.

duas pessoas apertando as mãos após fechar acordo sobre commodities agrícolas

Analisar antecipadamente grandes demandas e seus prazos respectivos

Chega de ter surpresas desagradáveis na rotina. Um software de gestão para commodities agrícolas permite mais capacidade analítica do trabalho em curto, médio e longo prazo.

Assim, você consegue preparar a sua equipe para se adaptar às variações de cada serviço e até mesmo driblar efeitos prejudiciais ao trabalho, como uma sazonalidade de mercado, entre outros desafios.

Noção do próprio lucro e de possibilidade de perdas e prejuízos

Seu trabalho se torna mais e mais estratégico e planejado, pois um sistema concentra todos os dados relativos ao trabalho em um só lugar. Isso favorece o cruzamento de informações para uma tomada de decisão mais ágil e assertiva. 

E que também influencia no que está acontecendo e no que vai acontecer na empresa, minimizando riscos e potencializando resultados.

Tenha uma gestão mais eficiente com a Log.One Terminal!

Sobre esse auxílio maiúsculo na sua gestão de commodities agrícolas, podemos ajudar a qualificar ainda mais o seu trabalho com o Log.One Terminal!

Nossa solução é a mais completa em operações logísticas de granel e carga geral, garantindo um eficiente trabalho de gestão de operações portuárias, áreas de estocagem e estações de transbordo de carga. O que torna o seu negócio mais competitivo e menos vulnerável às oscilações do mercado.

Não importa o grau de complexidade da sua operação, conte conosco para ajudar sua empresa — clique aqui para saber mais a respeito do Log.One Terminal!

Conclusão

Vimos que os commodities agrícolas são produtos de estimado valor para o mercado nacional e internacional. Também por isso, seu trabalho deve ser orientado pelas melhores práticas do mercado. Incluindo soluções tecnológicas de ponta para conferir segurança, agilidade e precisão às suas decisões.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a visualizar as transformações em torno de uma gestão mais e mais preparada para os desafios e demandas atuais!