Cada vez mais, a transformação digital se aprofunda em nossas operações cotidianas, assumindo um protagonismo gradualmente maior. Por isso, saber quais são os principais tipos de tecnologia na logística de transporte pode ajudar você a alinhar rapidamente à sua rotina às grandes tendências do mercado.
E os benefícios disso se estendem de maneira pluralizada no dia a dia do seu negócio. Só que para que você entenda como isso se aplica às empresas do ramo, preparamos este post que vai mostrar o impacto positivo da tecnologia na logística e te ajudar a se nortear para encontrar as melhores soluções do mercado.
Boa leitura!
Afinal, o que são as tecnologias de transporte?
Basicamente, a tecnologia na logística é aplicada para minimizar e reduzir a necessidade de processos manuais. Afinal de contas, eles estão mais obsoletos e são passíveis de erros (de preenchimento ou da perda de documentos físicos, por exemplo). Sem falar que tendem a ser mais lentos quando comparados com soluções automatizadas e digitais.
Mas a ideia em si não consiste apenas na substituição do analógico pelo digital. As tecnologias são uma resposta, hoje em dia, para as demandas da sociedade. Tudo está conectado, integrado ou e/ou digitalizado, e o dinamismo dessa mudança de perspectiva também exige mais velocidade de ação e reação das empresas.
O que apenas reforça a importância da tecnologia na logística de transporte: soluções que permitam ao seu negócio mais capacidade analítica, estratégica e de produtividade com menos imprevistos, erros e riscos.
Principais tecnologias utilizadas na logística de transportes
Existem, inclusive, excelentes ferramentas de tecnologia no setor logístico que têm promovido transformações de impacto em todo o setor. Confira, a seguir, algumas delas!
TMS (Transportation Management System)
Em tradução literal para o português, o TMS significa sistema de gerenciamento de transporte. Ou seja: um software específico para o seu segmento de atuação, e focado na integração de dados para o controle e a gestão de informações para todo tipo de índice de desempenho da sua empresa, como:
- manutenção;
- suprimentos;
- fretes;
- tráfego;
- faturamento;
- custo;
- planejamento.
O que permite mais agilidade, eficiência operacional e blindagem contra falhas no processo.
Rastreador de frota
Uma maneira mais simples e eficiente de conferir segurança aos condutores e nas estradas em geral, já que os ataques aos veículos, na malha rodoviária, ainda preocupam os fornecedores e também os clientes.
E soluções de rastreamento tornam essas investidas mais falíveis, já que o os veículos são monitorados em tempo real, e qualquer desvio de rota ou parada imprevista liga um sinal de alerta. E sem falar que o rastreador de frota ajuda a compilar dados que convêm a análise para otimizar, continuamente, todo o processo de deslocamento.
Roteirizador de carga
Por falar em otimização do processo de deslocamento, já existe tecnologia na logística de transporte que é focada, justamente, em auxiliar na roteirização para que o planejamento e a execução sejam mais rápidos, seguros, eficientes e precisos.
Tudo o que qualquer gestor gostaria para o seu controle logístico, não é mesmo?
Tecnologia na logística de transporte, qual a importância?
A importância disso, como adiantamos acima, é que a tecnologia na logística de transporte:
- atende a uma demanda cada vez mais urgente da sociedade;
- qualifica o seu trabalho de maneira contínua e gradual;
- cria experiências melhores e mais personalizadas para os seus clientes.
Hoje em dia, investir em transformação digital é uma necessidade não apenas para gerar competitividade entre as marcas do setor, mas porque a sociedade em geral está se digitalizando. E a maneira mais efetiva de acompanhar essas mudanças é integrando-se a elas, e não ficando para trás.
Como a tecnologia pode melhorar a logística de transportes?
Agora, entenda como as soluções de tecnologia de logística podem fazer toda a diferença para o seu trabalho, especificamente.
Agilidade nas entregas e processos
Com base nos exemplos que apresentamos acima, deu para perceber o quanto a tecnologia na logística tem capacidade — de sobra — para agilizar todo o seu volume de trabalho? Só a roteirização e um sistema de gestão de transporte de cargas que integre seus dados podem transformar, de verdade, todo o seu fluxo de trabalho para uma rotina mais dinâmica e previsível de ponta a ponta.
Redução de custos
Trocara o analógico pelo digital cria uma proporção interessante: menos tempo para a realização de um trabalho mais ágil, eficiente e produtivo. Portanto, isso pode ser traduzir em redução de custos, e que é potencializada pela redução de erros e de desperdícios causados pelo retrabalho, por exemplo.
Diminuição de falhas
Falamos acima da redução de falhas, e trata-se de um benefício e tanto da tecnologia na logística de transporte. Um setor tão dinâmico quanto esse, sob a sua gestão, não pode se dar ao luxo de deixar o fluxo de trabalho ao acaso ou de permitir falhas e erros (mesmo os simples). E soluções digitais podem ajudar você nessa empreitada rumo ao sucesso.
E podemos ajudar com isso, por meio do Log.One Terminal! Ele é o nosso produto digital de gestão de operações portuárias, áreas de estocagem e estações de transbordo de carga. Uma solução que contribui com toda a gestão de modais, faz o planejamento do carregamento ou descarga e ainda executa a programação do recebimento (GPS, AIS) e faz o controle físico e fiscal, entre outras ações programáveis ou fáceis de executar.
Quer saber mais a respeito da nossa solução de tecnologia na logística de transporte? Clique aqui!
Conclusão
Viu como a tecnologia na logística de transporte já se tornou um caminho sem volta? Descubra, conosco, todas as vantagens da transformação digital na sua empresa, e entre em contato caso queira tirar dúvidas sobre o assunto e aprender mais sobre o Log.One Terminal!