Os indicadores de desempenho logísticos apresentam inúmeras vantagens para as empresas. Afinal, com eles podemos monitorar a evolução dos resultados da empresa, usá-los no apoio na tomada de decisão e também na criação de estratégias de melhoria contínua.
Mas como identificar as melhores métricas para usar na sua empresa?
Neste post, vamos falar quais são os indicadores de desempenho logístico que você deve ficar de olho. Assim, fica mais fácil alinhá-los em sua estratégia de desenvolvimento.
Boa leitura!
O que são indicadores de desempenho logístico?
Indicadores de desempenho (ou Key Performance Indicator, que pode ser resumido como KPI)são métricas quantitativas que servem para mensurar o desempenho de algum processo.
Quando falamos em indicadores de desempenho logístico, estamos nos referindo às métricas que você deve acompanhar para entender o desenvolvimento de alguma meta ou objetivo da sua empresa.
Pode ser, por exemplo, o índice de ocorrências ou mesmo o seu giro de estoque. Existem diversas maneiras de manter a saúde vital do seu negócio sob constante monitoramento.
E, a seguir, vamos falar dos principais. Confira!
Quais são os principais indicadores de desempenho logístico?
Abaixo, reunimos cinco indicadores de desempenho logístico que consideramos fundamentais para qualquer empresa do ramo!
On-Time Delivery (OTD)
Também conhecido como o Percentual de Entregas Realizadas no Prazo (ou On-Time Delivery — OTD), esse indicador mensura o percentual de pedidos entregues no prazo.
Para isso, basta calcular: entregas no prazo ÷ entregas realizadas no período.
Em seguida, obtenha o percentual multiplicando o resultado por 100.
Order Cycle Time (OCT)
Já o OCT — sigla para Order Cycle Time — ou Tempo de Ciclo do Pedido permite o cálculo do tempo total que leva o processo de uma compra.
Isso deve ser pensado desde o recebimento do pedido até o cliente receber a sua compra.
O indicador de desempenho logístico é usado para mensurar (e cumprir) os prazos com o cliente e entender como é possível otimizar os processos de maneira contínua.
Veja, abaixo, qual é a fórmula para calcular o OCT:
(data ÷ hora que o cliente recebeu o pedido) – (data ÷ hora que a empresa recebeu o pedido)
Custos de transporte a armazenagem
Saber o quanto a sua empresa gasta é um meio eficiente para entender o quanto você pode otimizar, gradativamente, para reduzir os custos no dia a dia.
Consequentemente, você começa a minimizar os custos excessivos ou desnecessários por meio dessa análise constante.
Leia mais: Gestão De Transporte De Cargas: Saiba Como Superar Os Desafios
Giro de estoque
Trata-se de um dos mais importantes índices de desempenho logístico porque mostra o quanto a sua empresa tem de mercadoria parada e o quanto você poderia otimizar o processo com uma quantidade mais enxuta e otimizada.
Além disso, você aprende sobre quais são os produtos com mais rotatividade e os que estão parados há mais tempo em estoque. Questões cruciais para deixar a sua empresa sempre mais estratégica.
Índice de ocorrências
Por fim, ocorrências são os eventos imprevistos que podem interromper o fluxo de trabalho. Pode ser um extravio, uma avaria ou mesmo a necessidade de trocas e devoluções.
O resultado disso é explícito: mais despesas e desperdício de tempo, que podem ser prejudiciais ao seu orçamento e também à relação com o seu público-alvo.
Conclusão
Sua empresa só tem a aprender (e crescer) conhecendo os principais indicadores de desempenho logísticos.
Afinal de contas, são meios de monitorar o dia a dia do seu negócio de forma quantificável, tendo mais controle sobre o que acontece e o que fazer para tornar sua rotina mais assertiva, precisa e alinhada às necessidades do seu público-alvo.
Veja, então, quais dos indicadores mencionados acima mais fazem sentido para você e aplique-os!